quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Super dicas de como montar e decorar uma tábua de frios



-Você pode optar em montar tábuas de queijos, de frios ou mistas.

- Escolha 3 a 4 variedades de frios com cores diferentes - por exemplo: blanquet de peru (rosa claro), presunto (rosa escuro), chester (bem clarinho) e copa ou salame.

-Você pode calcular um consumo médio de 250 g por pessoa (somando todos os tipos de queijos).

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro. Os queijos podem ser colocados em tábuas separadas, em pedaços inteiros e sem embalagens ou rótulos. Mesclar tábuas de queijos com frios pode ser perfeito. Salame, copa e presunto Parma ficam legais.

Algumas opções:

*Frios canadenses - (Salame tipo italiano salame tipo hamburguês copa defumada, lombo canadense e azeitonas sem caroço.)
*Frios de Queijo - (Queijo prato, mussarela, queijo cheddar, queijo minas fresco, tomate seco.)
*Frios Light - (Peito de peru, Blanquet de peru, queijo minas frescal e maçã fatiada com cereja.)
*Frios Mista - (Presunto cozido, copa de fumada, queijo prato, salame tipo italiano e azeitonas sem caroço)
*Frios Nobres - (Presunto royale, peito de peru, salame tipo italiano, queijo prato, azeitonas sem caroço.)

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma. Os frios devem ser fatiados nem muito fino (perdem volume e movimento) nem muito grosso (se partem).

- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor.

- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara. Você poderá decorar com fios de ovos, lembrando que a quantidade tem que ser dosada, pois nem todos gostam de mesclar sabores doces com salgados. As cerejas, que finalizam a apresentação, são aquelas encontradas nos potinhos e com calda de marrasquino.

- Outra opção para decorar é forrar as bandejas q irá utilizar c/ alfaces, verdes e roxas.

- Uma taça pequena com pequenos filetes de salsão é importante. A função do salsão é limpar o paladar entre a degustação dos queijos. O salsão está para o queijo assim como o gengibre está para o sashimi.

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, ciabatta, centeio preto, baguete, o pão italiano, integrais, torradas e pães rústicos.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado. A ricota fresca você pode usar como base pra alguns patês, como de tomate seco, azeitonas, alho com gergelim.

-Os vinhos tintos são os mais adequados para servir com a tábua porque resistem a todas as intensidades de sabor dos queijos. Não se esqueça de servir água mineral com e sem gás. Ela ajuda a equilibrar tanto o sabor dos queijos, frios e vinhos, quanto a dosar o teor alcoólico do vinho.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem.

Retirado de "Cozinha D'alê"

Nenhum comentário:

Postar um comentário